19-05-2019

A ANÁLISE | OPINIÃO

Sobre a Autoestima (ou Self-Esteem)

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Passei por Sintra há pouco tempo e, onde antes existia o Museu do Brinquedo, deparei-me com o NewsMuseum (é mesmo assim, tudo pegado). Não é espaço novo, já tem alguns anos, mas dei por mim a sentir-me envergonhado. Não que o museu não possa ter muito interesse e até possa ser um espaço inovador a vários níveis, mas porque não percebo a razão de um museu em Sintra sobre notícias se chamar NewsMuseum e não Museu das Notícias.


O espírito de quem achou ser uma boa ideia para cativar visitantes turistas será o mesmo do tão propalado Allgarve. E será o mesmo que fez nascer o Lisbon South Bay, que visa requalificar a margem sul (ou south) do Tejo, junto a Lisbon.

Confrange-me esse défice de autoestima, porque não encontro hoje em dia justificação para esta quase subserviência de quem não vê valor no que existe cá.

Dou outro exemplo, um pouco mais polémico: somos Campeões Europeus de Futebol. Seremos até ao próximo Campeonato Europeu, em 2020. Se passo em frente à Federação Portuguesa de Futebol o que lá vejo é uma imagem de Eusébio, numa bonita homenagem que lá está desde o seu falecimento, em 2014. Não seria, entretanto, de passar da homenagem à celebração? Porque não colocar naquele espaço nobre da cidade uma imagem que lembrasse diariamente a quem lá passa o maior feito do futebol português? Algo que nos fizesse reviver aquelas horas mágicas que nos emocionaram a todos. Falo por mim, que se ainda hoje for ao Youtube procurar o golo do Éder, começo a ver tudo fosco.

Numa época em que até o Eurofestival da Canção ganhámos (e a canção era mesmo Amar Pelos Dois, não era To Love For Two), já deveríamos estar vacinados para viver de forma mais orgulhosa e sem precisar de recorrer eternamente aos feitos dos Descobrimentos para conseguir olhar nos olhos de quem nos visita.

O crescimento do Turismo tem sido o melhor barómetro para mostrar que há muita gente lá fora interessada em visitar-nos e que sai de cá satisfeita. Temos prémios que o comprovam. Será a altura certa para virar a página e olharmo-nos ao espelho e dizer... looking good! (ok, admito, aqui soa melhor em inglês).

 

Filipe Torrado
logo trsp