17-09-2019

A ANÁLISE | OPINIÃO

Será o AL uma virose social ?

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Neste sábado, 2 de Março de 2019, deu-me para fazer alguma investigação básica no Google Search a propósito do tema “ Alojamento Local “ e vi como em poucos anos se passou quase do 0 ao 80. Será o AL uma Virose Social, que a uns faz bem a outros faz mal ?
Quem trabalha e anda dentro do sector do alojamento local, sabe e muito bem, como parece que isto se tornou uma epidemia, virose, moda, à vezes quase obsessão..., ou outra coisa qualquer.


 

Em 2012 iniciei neste sector um micro negócio de gestão de casas de férias e estive durante quase 4 anos sozinho no mercado. Não se encontrava quem fizesse gestão AL em representação dos proprietários e muito menos com cobertura nacional.

Sabem qual era em 2012/2014 a primeira palavra chave usada no Google para quem procurava uma casa de férias? Era precisamente “casas de férias” e a segunda era “apartamentos de férias” e depois com variantes tipo “casa de férias Algarve”, ou “casa de férias Lisboa” etc.

Alojamento Local..., existia mesmo só no texto do dec. lei de 2008 dos empreendimentos turísticos. E é após 2014 que começa a usar-se a expressão ALOJAMENTO LOCAL, mas mesmo assim timidamente até 2016 quando se deu o verdadeiro “boom” do sector.

Hoje numa busca simples o panorama é este para algumas palavras chave no Google search.

 

Palavra chave                    Número de resultados

• ALOJAMENTO LOCAL                        18 600 000 resultados
• GESTÃO ALOJAMENTO LOCAL        18 700 000 resultados
• EMPRESAS ALOJAMENTO LOCAL   8 910 000 resultados
• FORMAÇÃO ALOJAMENTO LOCAL  7 120 000 resultados
• LEI ALOJAMENTO LOCAL                 4 360 000 resultados
• IRS ALOJAMENTO LOCAL                135 000 resultados
• FINANÇAS ALOJAMENTO LOCAL    135 000 resultados

• CASAS DE FÉRIAS                            32 000 000 resultados
• APARTAMENTOS DE FÉRIAS           21 400 000 resultados

 

Curioso como a expressão “casas de férias” continua a ter no entanto mesmo assim mais resultados. Mas dentro destes resultados o que ainda mais surpreende, é o verdadeiro "boom" de empresas de Serviços para Alojamento Local, Gestão para Alojamento Local e mais recentemente Formação para Alojamento Local.

• FORMAÇÃO ALOJAMENTO LOCAL      3 530 000 resultados
• PROMOÇÃO ALOJAMENTO LOCAL     9 330 000 resultados
• EMPRESAS ALOJAMENTO LOCAL      10 100 000 resultados
• LIMPEZAS ALOJAMENTO LOCAL        7 360 000 resultados
• NOTICIAS ALOJAMENTO LOCAL         7 360 000 resultados

 

Claro que estes resultados têm pelo meio sites de Notícias, Portais de reserva, artigos da DECO, Guias AL ( até de Bancos por exemplo... ), imobiliárias, advogados etc, etc, mas é por aí mesmo que o que chamo de “virose” é mais surpreendente.

O impacto do tema, Alojamento Local, a nível social, político, económico, fora e dentro do digital, nas pessoas, famílias, cidadãos em geral, ultrapassou todas as expectativas, quando foi publicada a famosa lei 128 / 2014 que liberalizou e criou um regime jurídico próprio.

Tornou-se mesmo um fenómeno mediático e até poderia ser bom, bom para o país, para a economia e para milhares de famílias, mas há coisas que já são excessos, como por exemplo, empresas, organizações, pessoas, comentadores, uns com muita e outros com nenhuma ligação ao Alojamento Local, que se transformam quase da noite para o dia em "experts em AL".

Fica bem dizer, escrever, fazer, construir, desconstruir, rebaixar, animar, desanimar em qualquer meio, forma e feitio, desde que se fale de Alojamento Local !

Se se está a cair no exagero? Sim claro que está, quando parece que todo e qualquer um(a) pessoa ou organização é “expert” em Alojamento Local.

Até há “experts” anti AL..., ( o que pode fazer sentido, porque não é qualquer pessoa que consegue deitar abaixo o AL ).

É mesmo uma Virose Social, a uns faz bem, a outros faz mal !

 

António Santos

zibilocal 2