19-08-2019

A ANÁLISE | OPINIÃO

Verdade verdade..., na Hotelaria e no Alojamento Local

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Verdade verdade...,

Pegamos na breve entrevista dada por Jorge Rebelo de Almeida ao “Jornal Económico” em 17 de Junho de 2018 e fazemos um link do tema Turismo e Hotelaria para o tema Turismo e Alojamento Local.


Uma curta entrevista com algumas muitas verdades sobre a realidade atual do turismo e da hotelaria e que nós tiramos uma ilação, que o AL ( Alojamento Local ) é mesmo um case study, e deita por terra verdades que eram e ainda são muitas vezes consideradas absolutas e incontestáveis.

De como pequenos ensinam grandes, pequenos criam novas tendências e pequenos fazem melhor que grandes ao ponto de os grandes terem de admitir que a forma como os pequenos trabalham é que está adaptada aos mercados e não as estratégias ultrapassadas que ainda se ensinam em muitas escolas ( na maioria ).

Como é um daqueles casos em que milhares de pessoas sem formação em Turismo ( a grande maioria ) e sem experiência prévia em Alojamento para Turismo, mudam um mercado, tendências e jogam taco a taco com a hotelaria tradicional. Simplesmente..., fazendo e oferecendo o que os consumidores querem e gostam..., qualidade a preços justos. E não é só um fenómeno de Portugal embora os Portugueses, sejam dos melhores do mundo a fazer Alojamento de curta duração para Turismo.

"...o presidente do Grupo Vila Galé considera que há uma “bolha” a formar-se no setor do turismo em Portugal porque “nada cresce até ao céu”.

Algo que já conhecemos bem no AL

“...há algum excesso de valorização dos ativos porque há muita gente a fazer investimentos por valores despropositados”

Algo que já conhecemos bem no AL

“...o futuro passa por dar cada vez mais pelo melhor preço”, ou seja “um preço baixo”.

Algo que já FAZEMOS bem no AL

“...baixar o preço na hotelaria, não vai acontecer porque não há necessidade de o fazer”

Algo que no AL também pode acontecer..., a menos que em total desespero, as boas lições dos bons gestores de AL tenham de ser travadas por decreto ! 

 

António Santos

zibilocal 2