17-09-2019

A ANÁLISE | OPINIÃO

AL ganha uma batalha..., parabéns à Sociedade Civil

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Para o Alojamento Local, hoje é um dia bom? É..., é para o AL, é para as populações, o turismo, as grandes e pequenas cidades, vilas e aldeias de Portugal. Para muitos milhares ou mesmo milhões de Portugueses. 

Mas menos percetivel..., é também um dia MUITO BOM para a Sociedade Civil de Portugal, num raro exemplo de poder de influência junto dos que governam e dos legisladores.


Hoje 5 de Janeiro de 2018, ao serem debatidas as diferentes propostas, de diferentes partidos, para modificar o atual Regime Jurídico do Alojamento Local e no parlamento não se ter optado pela votação, mas sim baixar à especialidade para aprofundar o assunto e encontrar consensos, o que aconteceu?

Hoje Ganhou claramente a sociedade civil.
Hoje ganhou claramente a democracia participativa ( de uma forma que poucas vezes temos visto ).
Hoje ganharam as pessoas.

Há poucos meses, muitas pessoas e espante-se até muitos deputados não sabiam quase nada, do que é o Alojamento Local embora tenham elaborado propostas de lei para modificar o Alojamento Local em Portugal e o impacto que tem no país, na economia, nas famílias nos rendimentos.

Hoje esse conhecimento é muito maior..., MUITO MESMO ! Sabem como isso foi possível?

Redes sociais..., grupos do Facebook, Linkedin, Google+. Onde se destacam claramente:

PROAL – Proprietários Alojamento Local
Alojamento Local Esclarecimentos

Associações, onde se destacam claramente:

ALEP ( jovem, discreta, impactante  )
AHRESP ( madura ) 

Emails enviados diretamente aos deputados e grupos parlamentares por centenas de gestores de AL e prestadores de Serviços ao AL

PETIÇÕES... parabéns ! Muitos dos objetivos foram atingidos por via de + de 10.000 assinaturas obrigando o parlamento a ler e discutir sériamente o que é sério. 

Publicações, artigos, e-books, entrevistas, estudos, com dados concretos e sérios que mostraram a credibilidade e força emprendedora do AL e de muitos milhares de portugueses e claro..., também se viu muita contra informação, mentiras, coisas sem sentido, sem dados, sem dados sérios..., porquê?  Neste momento não quero saber, fica para mais tarde, porque ganhou o lado bom e a verdade vem ao de cima mais cedo ou mais tarde. 

E isto é só o inicio de uma nova fase. A fase de passagem da infância / adolescência do AL para uma vida adulta.

Também temos de referir e felicitar 2 pessoas:

O anterior secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, pela coragem de fazer inovação.
A atual Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, por revelar ser inteligente, conciliadora e também de visão para a frente.

Também me sinto orgulhoso de ter ajudado a esclarecer, a ensinar, a apoiar. Algumas vezes também escrevendo coisas duras, outras vezes fazendo um grande esforço para não ir a reboque de fações que se tentam impor, umas à força, outras de mansinho. Com que objetivos neste momento não quero saber, fica para mais tarde, porque ganhou o lado bom !

Aqui no ZiBiLocal magazine sentimos que hoje há um resultado de algo que se fez. Com a óbvia certeza que de modo algum nos podemos deitar à sombra de uma qualquer palmeira..., bem pelo contrário, o ano de 2018 vai ser de enorme exigência e responsabilidade para o AL, a Hotelaria, e o turismo sustentável.

Mas hoje quem está mesmo de parabéns é claramente a Sociedade Civil composta pelos que participaram, ajudaram, discutiram, assumiram, reuniram, mesmo com opiniões por vezes divergentes se sentaram e disseram que o que estava em jogo era a sobrevivência de um barco comum que se chama Alojamento Local !

Continuemos...

 

António Santos

zibilocal 2