17-06-2019

A ANÁLISE | OPINIÃO

Um ano em Revista (ou em Magazine)

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Chegados ao final de mais um ano, o tempo é de balanço, e o ZibiLocal não está imune a esse sentimento. 

mão espigas zibilocal


Temos trilhado o nosso caminho, procurando fazer a diferença na informação que aqui prestamos. É nosso objetivo animar o debate, trazendo para este espaço os temas do momento, tal como quando fomos investigar o que os candidatos à Câmara de Lisboa pensavam sobre o Alojamento Local (AL).

Interessados em conhecer a realidade de todo o país, quisemos saber mais sobre os números do AL em Braga, mas também no Funchal. E foi porque gostamos de números e de Alojamento Local que fizemos um trabalho de investigação a partir dos dados disponíveis no RNAL do Turismo de Portugal que resultou na elaboração de 4 artigos sobre o tema.

E foram também os números que nos disseram qual o top 10 de destinos de reservas feitas por cidadãos seniores no Airbnb. Isto porque gostamos também de inovar, indo buscar a informação menos óbvia que não vemos refletida nos órgãos de comunicação generalistas. Foi com esse espírito que fomos à procura das antigas casas portuguesas de Goa convertidas em AL ou as casas de arquitetos portugueses famosos disponíveis para AL.

Mas não ficámos apenas pela nossa realidade e fomos lá fora conhecer a plataforma de pesquisa de AL que usa a inteligência artificial, ou o Airbnb chinês. E até conseguimos noticiar em primeira mão a chegada do Trivago ao AL.

Foi tudo isto, mas felizmente não foi só isto. Tentamos fazer muito com pouco e gostamos de sentir que o objetivo tem sido conseguido. É com prazer que o fazemos e é com redobrada energia que entraremos em 2018, na expectativa de corresponder às expectativas de quem nos lê. Obrigado a todos os que nos acompanham e nos dão força para continuar. 

Teremos novidades aqui no ZiBiLocal e continuaremos a dar o nosso contributo para que 2018 seja ainda mais de defesa do Alojamento Local e de um turismo sustentável, equilibrado e para as pessoas. Sejam essas pessoas cidadãos nacionais ou turistas que nos visitam. É uma responsabilidade de todos e nós daremos seguramente a contribuição possível. 

Tenham umas excelentes entradas e... até para o ano!

zibilocal 2