19-05-2019

A Alojamento Local | NEWS

10 frases de Ana Mendes Godinho

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Retirámos 10 frases/excertos da entrevista a Ana Mendes Godinho, no programa "10 minutos" da Sic Notícias, onde a Secretária de Estado do turismo falou em geral dos sucessos, desafios, objetivos e também  de empregos, empresas e do Alojamento Local.

10 Excertos da entrevista à SIC Noticias - 15 Dez. 2017.


1-  "O resultados no turismo é o resultado de todos, de 1 década de grande investimento público e privado. Estamos numa fase de afirmação de Portugal como um país que se soube reinventar".

2 - "Em 17 países nomeados, ganhámos o prémio de melhor destino turístico mundial depois de termos ganho o prémio de melhor destino Europeu. Portugal está a surpreender quem nos visita".

3-  "Estamos a crescer mais aceleradamente em receita que em número de turistas. Crescemos 40% em número de turistas e cerca de 85 % em receitas. Quem está a vir a Portugal está a gastar mais em todo o país, não só nos centros urbanos".

4- "Uma política e estratégia a 10 anos estável para não andarmos sempre a mudar de rumo. Só se tivermos atividade turística sustentável ao longo do ano podemos ter emprego estável de qualidade que valorize as pessoas. Se tivermos uma atividade só sazonal teremos trabalho precário. Ao contrário as empresas podem reter pessoas com talento no setor".

5- "Temos de ter atratividade em todo o território nacional, garantindo que as pessoas lá vão apostando na diversificação de mercado. A respeito dos Alojamento Local, sobre os projetos que estão na assembleia não me vou pronunciar".

6- "O Alojamento Local tem sido determinante para a afirmação de Portugal, em alguns mercados e tipo de procura de projetos inovadores e diferentes e o Alojamento Local tem dado essa resposta".

7- "Temos feito um grande trabalho para garantir que promovemos a concorrência leal entre os vários tipo de oferta de alojamento. A nossa preocupação é mostrar que todos estão na economia formal e contribuem para o esforço coletivo de todos.

8- "As receitas fiscais do Alojamento Local em 2016 duplicaram face a 2015 e percebemos a importância que o Alojamento Local tem em Portugal".

9- "Não nos esqueçamos que 75% do Alojamento Local está fora de Lisboa e Porto..., das zonas de que se fala. E tem sido um fator fundamental para desconcentrar e levar as pessoas a descobrir o país. Todos temos noção da importância que o Alojamento Local tem e de garantir equilíbrio entre residentes e turistas e que o turismo seja também sustentabilidade social".

10- "É importante encontrar mecanismos, que em situações manifestamente demonstradas, com indicadores de objetivos em que há a existência de sobrecarga, se consigam tratar, não esquecendo que são situações pontuais, bem determinadas, que têm de ser bem demonstradas. Não tomemos as exceções pelo resto de todo o território em que o Alojamento Local tem tido um papel tão importante. Tenho a certeza que serão encontradas soluções de equilíbrio que respondam às preocupações de todas as partes".

( Ver Vídeo SIC Noticias - 10 minutos)