14-11-2019

I IN-FORMAÇÃO

Buscas mundiais por Alojamento Local no Google

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Um  artigo importante para quem gere Alojamento Local mas não só. Também importante para quem quer perceber as fases, os períodos, as tendências das buscas de Alojamento Local por parte dos turistas mundiais. Use e abuse do Google Trends. Uma ferramenta que até mostra que o Alojamento Local é genuinamente procurado pelos turistas mundiais, sem ser preciso forçar ( obrigar ou impingir esta forma de alojamento para turismo ) pois quem faz uma busca no Google por Holiday Homes Portugal é porque é isso que quer e quando quer ficar em um hotel é "hotel" que procura. Os turistas sabem o que querem e também pelo Google Trends pode-se perceber isso. 


Desde há vários anos que é evidente que a busca por férias em casas privadas aumenta e tem períodos de picos de procura. A nossa experiência diz e continua a confirmar-se que a procura começa logo no final de cada ano para reservas destinadas ao verão seguinte. Em particular por turistas do centro da Europa. Já os latinos tendencialmente pensam mais "em cima das datas". 

Mas numa conferência que aconteceu em Outubro de 2017, na Escola Superior de Turismo do IPL em Peniche, cujo palestrante era Mário Camões, Business Development Manager da Google Portugal, ouvimos a confirmação de algo ainda mais concreto. O período do ano em que o Google atinge picos nas buscas internacionais para palavras chaves como “holiday homes portugal” ou “casas de vacaciones Portugal”, ou “maison de vacances portugal” ... é em Janeiro de cada ano na 2º semana e 3º semana.

Nós aqui no ZiBiLocal também temos feito as nossas análises e deixamos algumas conclusões muito interessantes.

Com regularidade recebemos emails do Google Trends como estes:

 

3

 

1

 

casavacacionesdex2017

 

2

Veja a evolução ao aproximar-se o final do ano, na palavra chave "Holiday Home Portugal" seja em "Casa de vacaciones Portugal".  Mas embora a busca por "casa de vacaciones" tenha um crescimento de 614% na última semana do ano, versus os 18% da semana anterior, isso é precisamente porque os Espanhois procuram casa em cima das datas e neste caso para mini férias de Natal e fim de ano. Ao contrário dos Ingleses e Franceses que será tendencialmente para as férias de verão.

O Google Trends permite também fazermos análises diretamente que nos dão dados muito interessantes com estes:

 

1º Trimestre 2017

1trim17

2º Trimestre 2017


q2trim

3º Trimestre 2017

q3trim17

4º Trimestre 2017

q4ºtrim17

O Google Trends é uma ferramenta fantástica para fazer análises que podem ajudar muitos negócios que se relacionem com consumidores internacionais como é o turismo e embora seja aliciante explorar a fundo as opções de estatísticas, no entanto sugerimos que siga 3 princípios de base:

1- Escolher expressões, palavras chave que poderão ser mais usadas quando se procura algo, mas colocando 3 ou 4 variáveis possíveis.

2- Definir intervalos de datas alterando com diferentes intervalos para as mesmas palavras chave e comparar resultados.

3- Fazer variáveis entre busca “nível mundial” ou por país. Algo muito importante quando se trabalha com nichos de mercado geográficos.

Nos exemplos acima só usámos “nível mundial” mas isso deu-nos um dado muito interessante. É que mesmo que se saiba que os turistas que chegam a Portugal são cada vez mais provenientes de países muito diversos, no entanto durante todo o ano de 2017, foi a partir do Reino Unido que se verificou haver mais buscas por “holiday home portugal”..., mas outro dado interessante é que a expressão “vacation rentals” que é particularmente usada nos Estados Unidos, também está a generalizar-se e já está a ser usada por muitos outros turistas de outras regiões.

Veja agora um exercício que fizemos ( com um objetivo diferente ) em que as nossas escolhas de parâmetros foram:

1- Expressões de busca: Casas de férias + Alojamento Local ( usando o processo de comparação )

2- Intervalo de datas: 1 Janeiro 2014 a 1 Janeiro 2018 ( desde o ano da nova legislação )

3 -País de onde partiram as buscas: Portugal

 

Portugal casasferiasvsalojamentolocal

 

A expressão (palavra chave) "Alojamento Local " ultrapassou largamente a expressão "Casas de Férias". Claro que também por se ter tornado um tema muito falado e debatido em Portugal e portanto essas buscas serem provenientes não só de viajantes que querem fazer férias em AL.  O que não significa que a palavra chave "casas de férias" esteja a deixar de ser usada, como se pode ver no quadro abaixo. E claro que nesse caso já será muito provável que a busca esteja a ser feita por alguém em Portugal, que procura uma casa de férias ( Alojamento Local ) para férias.   

buscas principais

 

zibilocal 2